Idosos são do grupo de risco de maior taxa de letalidade do covid-19

O mundo enfrenta uma das suas maiores crises na saúde a infecção pelo Coronavírus COVID-19, já são mais de 500 mil casos e mais de 20 mil mortes no mundo até o momento.

A taxa de letalidade para o grupo de idosos é de cerca de 8% para idosos com idade entre 70 a 79 anos e 15% entre idosos a partir de 80 anos. Segundo dados da OMS, em função de se sistema imunológico mais frágil.

Por isso os idosos precisam de um cuidado redobrado, principalmente por parte dos familiares seja no prevenindo o contágio ou no isolamento e auxiliando nas tarefas e atividades, tais como: alimentação, controle de medicamentos, higienização, etc.

A importância de profissionais qualificados para os cuidados dos idosos nas geriatrias?

Se você está procurando uma geriatria para garantir os cuidados necessários para seu familiar idoso durante o isolamento é importante levar em conta alguns pontos no momento de decidir qual geriatria escolher.

A garantia de profissionais qualificados na equipe deve ser um dos principais pontos a se observar. Uma equipe completa deve estar disponível para atendimento. Além dos profissionais técnicos de enfermagem e enfermeiros que devem ser devidamente registrados no COREN (Conselho Regional de Enfermagem) se faz necessário acesso a fisioterapeutas para auxiliar no tratamento de recuperação da mobilidade e garantir um bem estar físico maior para o idoso, nutricionista para garantir uma alimentação adequada principalmente uma alimentação que reforce o sistema imunológico do idoso, além de profissionais administrativos para garantir uma gestão de equipe efetiva e um diálogo mais próximo com a família do idoso.

A experiência é outro fator importante. Procure uma geriatria com anos de experiência no recrutamento de profissionais. Assim você terá uma maior garantia de que os profissionais envolvidos nos cuidados do idoso serão responsáveis e garantirão o bem estar do seu familiar.

Você deve exigir do gestor da geriatria a apresentação dos certificados de registro juntos aos órgãos fiscalizadores e reguladores dos serviços, como CGVS (Vigilância da Saúde, Bombeiros, COREN e CRN por exemplo.

Como a geriatria pode auxiliar?

Além de uma equipe profissional e qualificada uma geriatria com experiência pode proporcionar outros benefícios ao idoso e a família. Tudo visando a saúde e bem estar do idoso, e isso pode incluir até mesmo atividades lúdicas e terapias em grupo.

A possibilidade de um convívio social controlado

Um estudo da Nielsen demonstrou que cerca de 17% dos idosos no mundo tem preocupação em perder status social. O convívio com outros idosos na geriatria além de atividades lúdicas e em grupo pode ajudar a autoestima do idoso.

Em uma geriatria esse convívio conta com a ajuda de profissionais da saúde qualificados auxiliando nas atividades em grupo.

Os cuidados com o idoso durante o isolamento

Como comentado anteriormente, as necessidades dos idosos são diversas, e em sua maioria necessitam de auxílio. A pesquisa de Nielsen também trouxe outras preocupações dos idosos que devem ser levadas em conta. 58% tem preocupação em ter perda de autossuficiência para cuidar das necessidades básicas, 57% tem medo de perder a agilidade física e 51% tem medo de perder a capacidade mental.

Em uma geriatria o idoso tem auxílio em diversas tarefas, ficando livre para as atividades mais direcionadas para o seu bem estar.

A higienização da geriatria

A higienização na geriatria é constante e feita de forma adequada auxiliando na prevenção do contágio de diversas doenças, inclusive do coronavírus COVID-19. Um ambiente limpo também promove uma maior sensação de bem estar aos idosos.

O uso de antissépticos e desinfetantes de uso hospitalar e álcool 70% também é utilizado seguindo recomendações da OMS no combate ao COVID-19 e auxiliando na prevenção do contágio. O uso do álcool gel 70% amplamente utilizado pelos idosos e equipe da geriatria.

A higienização do idoso

Muitos idosos já debilitados com a mobilidade limitada necessitam de auxílio na higienização e os profissionais técnicos de enfermagem podem auxiliar no banho e higiene garantindo o bem estar e promovendo a saúde do idoso.

Estrutura física para o idoso

Outro fator muito importante para o bem estar do idoso são as acomodações e espaço físico por onde o idoso desenvolve sua rotina diária. Em uma geriatria a disposição dos móveis do quarto e sala de estar são adaptadas e levam em conta a segurança em caso de quedas, evitando objetivos e móveis pontiagudos por exemplo.

Os cuidados com a administração de medicamentos

Esse é um dos principais fatores favoráveis na decisão de uma geriatria nos cuidados ao idoso. Muitos medicamentos precisam de uma aplicação por meio de injeção e os técnicos de enfermagem podem auxiliar além de ter cuidado nas doses exatas de outros medicamentos que o idoso necessita.

O controle do estoque e falta de medicamentos também é gerenciado pela geriatria. Isso garante a reposição de forma prévia e preventiva evitando a falta e interferência nos tratamentos que o idoso possa estar fazendo.

Outro ponto importante de se levar em conta é a dificuldade de leitura de muitos idosos. Identificar quais os remédios e horário tomar pode ser difícil devido a problemas de visão muito comuns aos idosos.

Os cuidados com a alimentação

Os idosos necessitam de um cuidado rigoroso na alimentação. Isso se deve a problemas de saúde, problemas gástricos, metabolismo mais lento, além de alimentos que podem desenvolver outros problemas de saúde.

A geriatria pode contar com um nutricionista para definir um cardápio ideal para os idosos, que auxilie na promoção da saúde, evitando a desnutrição e desidratação que são problemas recorrentes entre idosos, além de fazer cardápios especiais para idosos que tenham alguma restrição alimentar, como intolerância a lactose por exemplo.

Manusear os equipamentos hospitalares da forma correta

Muitos idosos necessitam utilizar equipamentos hospitalares como respiradores ou realizar nebulizações por exemplo. Para a utilização desses equipamentos é necessários cuidado e nesse momento um técnico de enfermagem pode auxiliar e garantir o uso correto promovendo o tratamento e recuperação do idoso.

Exemplos mais simples como leitura de termômetro, ajuste de inclinação da maca e camas, movimentação da cadeira de rodas podem necessitar de outra pessoa e o idoso pode ter essa ajuda sempre que necessário em uma geriatria.

Como contratar uma geriatria durante o isolamento

Procure uma clínica geriátrica com experiência, a Prolar tem mais de 10 anos de experiência e pode ajudar você nos cuidados que o idoso precisa. Sabemos da necessidade de cuidados especiais e do bem estar e carinho que você procura para o seu familiar idoso, e pensando nisso disponibilizamos uma equipe profissional com experiência.

A importância do processo de gestão do profissional da equipe

Um dos fatores que leva as famílias a buscarem uma clínica geriátrica é a gestão da equipe de profissionais envolvida nos cuidados do idoso. Questões como controle de folgas, folha de pagamentos, registro em carteira (CLT), confirmação de experiência e registros nos conselhos profissionais, como Coren, etc.

A clínica geriátrica, busca compor sua equipe com profissionais da área de contabilidade e administração, além de profissionais com especialização em recursos humanos que auxiliam em todo o processo de gestão geral da equipe.

Depoimentos e avaliação de familiares

“Desde a primeira vez que entramos em contato com a clínica percebemos que não era igual às outras… A acolhida e o trato foram fundamentais para que nos sentíssemos seguros em hospedar nossa Mãe na Clínica Prolar Saúde. Com relação as instalações são amplas, arejadas e de fácil mobilidade. As técnicas de atendimento são hábeis e atenciosas para com os pacientes. Só temos a agradecer os cuidados e atenção que vocês tem com a nossa Mãe.” – Iracema F. filha de Ilse F.