O Médico Geriatra atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que atingem a população de idosos, visando assim melhorar a qualidade de saúde, de vida e bem-estar da população idosa. Em Porto Alegre temos diversas Instituições de referência nesta área, entre elas a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) que frequentemente realiza eventos científicos, visando assim o constante aprimoramento dos profissionais.

Especialistas em Geriatria são médicos que devido à sua relação de confiança com seus pacientes, frequentemente acompanham o paciente mesmo quando este necessita de cuidados profissionais mais contínuos e por isso passam a residir em Clínicas Geriátricas e Casas de Repouso. As doenças mais comuns que são tratadas por estes profissionais são a Hipertensão Arterial Sistêmica, problemas de Colesterol, Glicose, Triglicérides, Ósseos, tonturas, tremores, demências, entre outras.

Qual a diferença entre gerontologia e geriatria?

A Geriatria e a Gerontologia são áreas destinadas a quem se dedica a trabalhar com idosos. Entretanto são áreas que possuem seus objetivos e segmentos bem distintos.

A Gerontologia é uma área que lida com as questões relacionadas à saúde e bem-estar do idoso podendo também prestar atendimento às questões sociais dos pacientes. A formação do Gerontólogo pode ser a nível de Tecnólogo ou Bacharelado.

A Geriatria é uma Especialização da Medicina e atua na prevenção, no diagnóstico e tratamento de doenças que atingem a população de idosos.

Ambos profissionais exercem importantes papéis, resguardadas as suas atuações à esta população, podendo estes também atuarem a nível de Clínicas geriátricas e Casas de Repouso.

Em Porto Alegre temos instituições de referência na formação de ambos profissionais.