10 DICAS DE CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM RELAÇÃO À NUTRIÇÃO DOS IDOSOS

Os idosos normalmente modificam seu paladar, isso em função das alterações neurológicas e fisiológicas que vão ocorrendo. Eles sofrem alterações nas papilas gustativas no centro da sede, nas eliminações urinárias e fecais, na sua mobilidade, nas rotinas diárias, etc. Para amenizar e desacelerar um pouco as perdas e que ocorrem, podemos realizar algumas alterações nos cuidados com nossos idosos que acarretará mais segurança e uma melhor evolução do quadro. Isso tudo ocorre se eles estiverem nas residências próprias, na casa de familiares ou mesmo nas Geriatrias e Casa de Repouso.

  1. Procure oferecer alimentos mais úmidos; 
  2. Apesar de normalmente restringirmos o sal, devemos aumentar um pouco na saborização dos alimentos, fazendo uso de temperos mais marcantes, como alho, cebola, pimenta, temperos verdes;
  3. Um pouco antes das refeições maiores (almoço e janta) podemos oferecer um caldo quente (de carne bovina ou frango ou milho ou beterraba ou cenoura ou batata, etc), em torno de ½ xícara, isso vai aquecer o sistema digestivo e melhorar a digestão e a absorção dos nutrientes;
  4. A ingestão de líquidos deve ser evitada, pois prejudica no processo de digestão e absorção;
  5. A alimentação deve ser sempre que possível hiperproteica, pois a proteína vai ajudar na força muscular;
  6. Os alimentos à base de gordura hidrogenada, açúcar, salgados, farinha branca, mais do que nunca devem ser evitados para que a alimentação deles seja o mais rica possível.
  7. Para os que ficam inapetentes uma boa opção são as refeições seguidas de alguma sobremesa que seja mais saudável, como frutas, cremes de aveia, cremes de canjica, cremes de trigo, gelatinas, etc.;
  8. Outra boa opção que podemos utilizar são as sopas ao anoitecer, pois são nutritivas, ricas em vitaminas e sais minerais, aquece e hidratam. Porém devemos sempre acrescentar uma fonte proteica;
  9. A suplementação alimentar específica para a área da Geriatria também é uma boa opção, possuímos, principalmente em centros maiores como Porto Alegre, inúmeras possibilidades de lojas e produtos que aumentam o aporte proteico, vitamínico e calórico porém com baixo índice de açúcares;
  10. Juntamente com a hidratação, alimentação, suplementação, outros cuidados devem ser mantidos sempre que possível, são eles o exercício físico e o banho de sol para proporcionarmos a fixação do Cálcio, vitaminas e a produção da vitamina D.
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